Emojis – uma tendência em ascensão

publicado por Joana 2 anos atrásSem Comentários
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A utilização dos emojis em campanhas de marketing por marcas mundialmente conhecidas tem vindo a chamar a atenção para a utilização progressiva desta linguagem e, para o facto de já estarem a ser utilizados para analisar o comportamento de consumidores e para a criação de novos serviços.
Segundo o relatório eMarketer estamos próximos dos 2 biliões de utilizadores mundiais de smartphones, o que sugere que a maior parte destes estão familiarizados com esta linguagem e utilizam um emoticon ou emoji para expressar as suas emoções num texto ou email. Basta olhar para a Apple que com o lançamento da versão IOS 8.3 incluiu diversos emojis para os iPhones e iPads.

Mas afinal o que é um emoticon e um emoji?
Sim, há diferenças entre eles. O emoticon são os mais antigos (do tempo que em os telemóveis não eram assim tão smart), servem para expressar emoções por meio de caracteres tipográficos.. Quem não se lembra de :-), :- ( ou :'(. O emojis caracterizados por pertencerem a uma biblioteca de figuras prontas (pictogramas) que agrupam agrupam o smiley e outros símbolos originalmente considerados emoticons.

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Esclarecida esta questão, assistimos à procura pelas marcas de formas de conseguir a atenção por parte da Geração Y (ou millennials) e a Geração Z ao comunicar com estes através da linguagem digital, de um novo standard de comunicação, o emoji – a smile, a wink, heart ou sad face.

Exemplos interessantes desta tendência são as acções que temos visto ultimamente através de grandes marcas.

A Domino’s Pizza, nos Estados Unidos da América, permite a encomenda de pizzas através do simples envio de um emoji. Dennis Maloney, chief digital officer da cadeia de restauração, avança que a adopção de emojis vai além da publicidade: «Estamos a criar uma plataforma de encomendas.»

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Os emojis também foram utilizados de forma engenhosa no lançamento do filme Star Wars: The Force Awakens. A Disney e a Lucasfilm uniram-se com o Twitter para criar emojis especiais Star Wars emojis: Stormtrooper solidiers, BB8 droids, e robot character C-3PO, o que provocou um verdadeiro tornado nas redes sociais.

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A equipa de marketing da CNN lançou um conjunto de emojis com a representação digital de cada candidato à Casa Branca. “Election 2016 in emoji – Show support for your favorite 2016 hopeful by saving his or her emoji to your phone to share with your friends.”

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A GE (General Electric Company) elevou esta forma de comunicação a um outro nível com o lançamento de um projeto que explica a ciência através de emojis. Chama-se “Emoji Science”. Este projetco consiste no desenvolvimento de uma tabela periódica integralmente composta por emojis, que dá a conhecer experiências e que conta com vários vídeos e tutoriais. Para além do microsite, a iniciativa esteve presente nas diversas redes sociais, através da hashtag #Emojiscience.

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A Swyft desenvolver uma campanha para a Ford, para a promoção do último modelo Focus, baseada em emojis que levou a 25 mil downloads dos stickers digitais criados para a acção. Este número foi alcançado em apenas 10 dias, sendo que ao todo, foi registado um milhão de impressões, ou seja, vezes em que o anúncio surge nas pesquisas ou sites.

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A McDonald’s também nos tem presenteado com anúncios e passatempos onde os emojis são o destaque.

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Já repararam que nos terminais de pagamento automático de caixas do hipermercado Pingo Doce, já surgem emojis para aferir o grau de satisfação do cliente para com a marca/ serviço?

Os emojis estão por todo o lado, dizem ser uma forma mais fácil de comunicar com um público mais jovem, analisar o comportamento dos consumidores e um auxilio para criar novos serviços.

 

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